sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

E A BÍBLIA TINHA RAZÃO: JOSUÉ OROU E "O SOL PAROU...!???"?


Muitos "ditos ateus" e incrédulos, por serem leigos até mesmo em questões bíblicas, espirituais e até mesmo científicas, falam pelos cotovelos, e afirmam que o sol está fixo no céu (como um recentemente colocou aqui), e que a Bíblia, no relato de Josué entra em contradição... Será memos?


1º - Muitos leigos ditos ateus afirmam que há contradição no texto do livro de Josué, quando ele ora para o sol parar. O relato bíblico é simples de compreender, pois até hoje costumamos dizer sobre: "O nascer do sol" e "o pôr-do-sol"...


2º - Já que os ditos ateus gostam de complicar... Vamos a uma exegese simples que nos leva a compreender a dimensão do poder do nosso Deus...


Cegamente, alguns ditos ateus afirmam que o sol está parado, mas isto é uma desinformação científica, pois A VIA LACTEA viaja no universo e não está "FIXA" coisa nenhuma, então, sendo assim, o sol não está fixo...


Mas, vamos aos fatos:


- Josué não sabia de fatos astronômicos em sua época, e jamais imaginaria que o sol fosse o centro do nosso sistema solar...-

Se ele orou para o sol parar no sentido de não haver “o pôr-do-sol”, isto não implica em contradição, pois até hoje usamos a expressão pôr-do-sol e nascer do sol, e, no entanto o sol não nasce e não se põe. Agora, vamos ao fator de suma importância que é: O TAMANHO DO MILAGRE:

Josué ora a Deus e pede para o sol parar (parar no sentido de não acontecer o "pôr-do-sol") e ele dá ordens para o sol e a lua não se moverem no sentido de "NÃO ANOITECER"...Isto é muita ousadia de um homem de fé, não é mesmo?Então, O MILAGRE FOI MAIOR AINDA, pois...Deus fez todo o sistema solar ou toda a Via Láctea parar, para atender a um simples homem que OUSOU ACREDITAR...


A Bíblia e a Astronomia Visto haver “enormes lacunas em nossa compreensão do comportamento da matéria em massa”, por que deveriam os homens questionar o que a Bíblia afirma sobre certos eventos astronômicos? Todavia, muitos questionam. Alguns questionam o que a Bíblia diz, por exemplo, sobre o sol e a lua ficarem imóveis nos dias de Josué. Lembra-se desse evento? Reza o registro da Bíblia:“


Josué passou a falar a Jeová no dia em que Jeová entregou os amorreus aos filhos de Israel, e ele foi dizer diante dos olhos de Israel: ‘Sol, fica imóvel sobre Gibeão, e lua, sobre a baixada de Aijalom.’ Conseqüentemente, o sol ficou imóvel e a lua deveras ficou parada até que a nação se pôde vingar dos seus inimigos. Não se acha isso escrito no livro de Jasar? E o sol ficou parado no meio dos céus e não teve pressa em pôr-se por cerca de um dia inteiro. E nenhum dia se mostrou igual a este, quer antes quer depois disso, tendo Jeová escutado a voz de um homem, pois o próprio Jeová lutava por Israel.” — Jos. 10:12-14. Até mesmo algumas pessoas religiosas têm questionado este relato. Declara a Nova Enciclopédia Católica (em inglês): “Em termos de ciência moderna e de teologia moderna, é tão impossível Deus obedecer a um homem como é o sol ficar imóvel.” (1907; volume XIII, página 795) Mas, em que base pode o comportamento solar ser chamado de “impossível”? Nenhum humano, por certo, nem mesmo alguém que creia na Bíblia, pode explicar definitivamente como o sol ficou imóvel. Mas, deveria isso abalar a fé da pessoa na Bíblia? Não. Como temos visto, os homens hoje não compreendem os eventos astronômicos misteriosos que ocorrem agora mesmo. Mas, quem pode negar que realmente ocorram? Ninguém.


Deus poderia, como Criador, caso quisesse, parar o movimento do inteiro sistema solar. Ou, poderia parar o movimento apenas da terra, de modo que o sol e a lua parecessem permanecer na mesma posição, vistos da terra. Por outro lado, é possível que o sol, a lua e a terra tenham continuado todos em seus movimentos regulares, mas que a luz do sol e da lua brilhasse sem cessar por alguma forma de refração que nós não entendemos agora. Em tratava-se de um evento pois a Bíblia diz que mostrou igual a este, quer antes quer depois disso, tendo Jeová escutado a voz de um homem”.O simples raciocínio de Henry Cooke, no século passado, ainda é válido no que tange a este evento bíblico:“Caso até mesmo os filósofos estivessem melhor familiarizados com as causas dos movimentos anuais e diários dos corpos celestes, estariam em melhor situação de poder Julgar este milagre. Embora todos os milagres sejam igualmente fáceis para a Onipotência, ainda pode ser um fato que alguma ordem de extrema simplicidade efetuasse o que parece ser tão estupendo a nossos olhos. Algo talvez mais simples do que a paralização da pulsação do coração, . . . Caso a síncope, ou o desmaio, jamais tivesse sido testemunhada senão uma vez há milhares de anos atrás, pareceria tão inacreditável para os modernos fisiólogos como a imobilidade do sol para os filósofos infiéis.”A pessoa humilde sabe que ainda é adequada a pergunta que Jeová Deus propôs a Jó: “Chegaste a conhecer os estatutos dos céus?” A resposta ainda é Não! (Jó 38:33) Tal pessoa se admira só em pensar que o Criador dos amplos céus tenha até mesmo a condescendência de tratar com os homens. Disse o escritor bíblico Davi: “Quando vejo os teus céus, trabalhos dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste, que é o homem mortal para que te lembres dele, e o filho do homem terreno para que tomes conta dele?” — Sal. 8:3, 4.Tais pessoas humildes reservarão tempo para aprender sobre este Deus maravilhoso.

E, ao invés de desafiar a Ele ou questionar Sua Palavra, tal pessoa procurará harmonizar sua própria vida com os imutáveis padrões de Deus.

12 comentários:

  1. Parabéns pelo artigo.

    Danilo Pereira

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Então prove q o sol não parou!

      Excluir
    2. Deus simplesmente parou a rotação da terra , mas na época deles não existia o conhecimento de que a terra gira em torno do sol

      Excluir
  3. Assim como o coração do homem pode parar e voltar a bater,Deus pode parar a rotação da Terra e fazer voltar novamente,nunca devemos duvidar de Deus pois somos criatura e não criador ,quem somos para questionar os mistérios divinos?.Mal conhecemos a própria casa ,o nosso interior ,como quetionaremos o criador de todas as coisas?

    ResponderExcluir
  4. Já inventaram até que a NASA confirmou esse milagre estúpido, a resposta da NASA está aqui: (inglês) http://imagine.gsfc.nasa.gov/docs/ask_astro/answers/970325g.html

    ResponderExcluir
  5. Quando é que as pessoas entenderão que TODAS as estórias da bíblia são metafóricas. Nenhum evento de qualquer parte bíblica fica incólume. Mesmo que baseado em algum evento, seja de ordem climática, social, geológica ou qualquer outra ordem. Os eventos presentes em relatos religiosos NÃO são pertencentes ao mundo físico, mas pertencem a um universo PSICOLÓGICO do ser humano.
    É óbvio que a terra não parou de girar, tampouco Maria era virgem ou a água virou vinho.
    O valor desses eventos não está em sua realidade ou veracidade, mas em seus símbolos. Símbolos encontrados em todas as crenças ou religiões. Todos os mitos e figuras míticas partilham uma mesma origem, a mente humana.
    confiram:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Monomito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando vc entenderá q a Bíblia tem "história" e não "estória". Só quando vc deixar de ser completamente racional e tiver equilíbrio entre razão e fé, que aliás, fé é para poucos privilegiados q tem a capacidade de ver além do q os olhos podem ver, e acima do q as pessoas q não a tem, conseguem compreender

      Excluir
  6. Só entendem as coisas de Deus quem é de Deus, milagre não se explica se vive, quer viver os milagres de Deus na sua vida? Venha para Cristo meu querido (a).

    ResponderExcluir
  7. Só entendem as coisas de Deus quem é de Deus, milagre não se explica se vive, quer viver os milagres de Deus na sua vida? Venha para Cristo meu querido (a).

    ResponderExcluir
  8. Sim, meus amores, não vi resposta alguma, só argumentos em base teológica. Pensei que tentaria provar que aconteceu tal fato.

    ResponderExcluir
  9. Sim, meus amores, não vi resposta alguma, só argumentos em base teológica. Pensei que tentaria provar que aconteceu tal fato.

    ResponderExcluir